Residência De Clínica Médica

· 3 min read
Residência De Clínica Médica

veja mais  cenário são os concursos públicos, que podem ter faixa salarial para essa especialidade em torno de R$ 20 mil. Quando falamos em Medicina Integrativa, é importante ressaltar que, para auxiliar o profissional médico nos procedimentos junto aos pacientes, é importante que ele tenha ao seu lado, no âmbito da clínica, uma profissional de enfermagem. Os atendimentos de uma clínica integrativa são realizados de maneira personalizada, com diversos equipamentos que ajudam o médico a iniciar um tratamento imediato com foco na longevidade e qualidade de vida do paciente. Na escolha desse profissional, procure alguém que tenha curso superior ou técnico em Enfermagem. Com isso, você terá uma equipe mínima para a realização das terapias injetáveis de modo assistida e segura.


  • Veja algumas das principais atividades que precisam ser executadas no dia a dia, até para compreender melhor o valor de um bom salário de secretária de clínica médica.
  • O mercado de trabalho é bem concorrido, já que é a área com o maior número de especialistas.
  • Mas que não se espere, por isso, que deva mandar ao especialista as “febres e esclarecer”, não abrangidas pelo diagnóstico presuntivo de influenza.


Ou, então, acompanhar os especialistas durante consultas e exames e prestar assistência a eles, seja para preparar o consultório ou fazer solicitações médicas. Como já vimos, a Clínica Médica é uma especialidade, portanto, exige residência médica. Com ela, você se torna um clínico e pode tratar pacientes adultos, que não precisam de procedimentos cirúrgicos. O  leia mais aqui  deseja atuar na saúde pública precisa prestar um concurso ou passar por um processo seletivo realizado por prefeituras, governos estaduais e federal ou instituições responsáveis pelas unidades de saúde. Experiência e títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado costumam contar mais pontos e ajudam na classificação nos concursos mais concorridos e com melhores salários. Outra área importante de atuação são as ações preventivas individuais, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos .


Qual A Rotina De Um Residente Em Clínica Médica?


A Clínica Médica é a especialidade da Medicina que cuida de homens e mulheres adultos, com ênfase no diagnóstico e tratamento clínico das doenças que  não são cirúrgicas, obstétricas e ginecológicas. É também a especialidade a partir da qual derivam todas as demais clínicas. No Brasil, para ter o título de especialista em Clínica Médica, o profissional deve fazer dois anos de Residência em Clínica Médica, após a conclusão do curso de Medicina. Todo profissional da recepção precisa ter conhecimentos sobre informática, afinal, uma boa parte das clínicas e consultórios médicos já digitalizaram ferramentas, como agenda médica e fichas de pacientes. Veja algumas das principais atividades que precisam ser executadas no dia a dia, até para compreender melhor o  valor de um bom salário de secretária de clínica médica. É o médico curioso, que precisa de muita atenção aos sintomas do paciente e tem que estar sempre se atualizando.



Ebook: Os Desafios Do Mercado Médico No Brasil Em 2022


Essas áreas de atuação que explicamos acima seriam as “atividades fim da profissão”. Por outro lado, o clínico também tem oportunidades como membro de uma equipe cuja função-fim seja outra área. Como exemplo, temos os serviços periciais nas instituições públicas, o médico em escolas e aqueles em empresas para pronto-atendimento – seja na área pública ou privada, entre outras. Para quem quiser ser servidor público, é a especialidade com mais vagas em concursos, já que suas ações podem ser em vários setores dos serviços de saúde. Além do serviço civil, os clínicos são parte do corpo de saúde de bombeiros, polícia militar e forças armadas. É importante frisar que a Clínica Médica, como especialidade, engloba a atenção primária/atenção básica, concentrada no nível ambulatorial, mas também a medicina interna, responsável pela visita dos pacientes internados.

A Medicina de Família e Comunidade teve as primeiras residências na década  de 1970, inicialmente com o nome de "Medicina Geral". Essa rejeição do termo "geral" tem origem na grande influência da medicina preventiva e da saúde coletiva, que desprezam a clínica individual, mesmo a moderna e não focada na doença. O primeiro contato com o clínico médico geralmente acontece em nível de pronto-socorro ou no atendimento ambulatorial.